CIDADES ▸ RENDA

3° Encontro Sesc de Artesãos incentiva o empreendedorismo na cidada de Poconé

No cenário econômico atual, o empreendedorismo se torna cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Independentemente do contexto, sempre surge alguém com uma ideia nova pronta para se colocar em prática e aumentar a renda. Pensando nisso, o 3° Encontro Sesc de Artesãos, promovido pelo Sesc Pantanal na unidade localizada em Poconé, traz em sua programação, entre diversas atividades culturais, palestra sobre como gerar renda e viver do feitio de peças artesanais. O evento é gratuito e começa nesta terça-feira (6), seguindo até o dia 29. 

O Encontro Sesc de Artesãos acontece desde 2016 e surgiu com o propósito de fomentar o turismo no município de Poconé, que fica a pouco mais de 100 quilômetros de Cuiabá. “Poconé é uma cidade turística, mas infelizmente, poucas pessoas se dedicam à atividade. O turista passa por Poconé: poucos param por aqui, para usufruir da cidade. Com esse trabalho de conscientização, estamos mostrando aos artesãos que eles podem viver do turismo, que eles podem fabricar um material de qualidade e gerar renda com esse talento e atrair turistas”, pontua Dilva Rosa, coordenadora de cursos de Valorização Social do Sesc Poconé. 

A expectativa é que ao menos 40 artesãos formalizados participem do encontro. Dentre as atividades culturais, uma exposição, que será aberta já nesta terça promete revelar a “Arte Pantaneira”. A mostra ficará em cartaz até o dia 23, sempre às 18h. No audiovisual, serão apresentados documentários sobre "Artesanatos Brasileiros". Os vídeos serão exibidos na sala de projeção do Sesc Poconé, de 14 a 16 de março, às 17h.

Além disso, serão promovidas diversas oficinas, como a de cartonagem (técnica de artesanato); de utensílios de urubamba (cipó fino empregado em diversas peças, incluindo bolsas e móveis); arte com pneus e reaproveitamento de vidros. Todas serão realizadas do dia 19 a 29 de março, das 8h às 14h.

Sustentabilidade também é pauta neste encontro de artesãos. Ruth Albernaz (foto), doutora em Biodiversidade Amazônica, vai ministrar uma palestra sobre “Arte Sustentável”, no dia 27, às 14h. No dia 28, às 14h, Viviane Brito ministra a palestra “Redes Sociais e artesanato”. Já no último dia de atividades será realizada a palestra “Empreendedorismo e como viver de artesanatos”, com Magna Domingos, e uma exposição de livros "Arte/Artesanatos", na Biblioteca Manoel de Barros. 

Sesc Poconé - O Sesc Poconé é uma das unidades que integram o Sesc Pantanal e tem como objetivo a promoção da valorização da cultura, da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania junto à comunidade local. A unidade está localizada na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, no Centro de Poconé. Acompanhe a programação de eventos e atividades do Sesc Poconé no site: www.sescpantanal.com.br.


SERVIÇO: 3º Encontro Sesc de Artesãos 
Data: 6 a 29 de março 
Local: Sesc Poconé
Avenida Generoso Ponce, Centro (entrada da Transpantaneira)
Entrada franca

Comentários