CIDADES ▸ ATENDIMENTO

Números mostram aumento das ações do Corpo de Bombeiros no ano de 2017

O número de atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em 2017 foi 8,48% maior que a quantidade de atendimentos de 2016. O aumento consta nas planilhas de controle da Diretoria Operacional do CBMMT, fechadas neste mês de janeiro. A quantidade exata de ações chegou a 75.934 enquanto no ano anterior foi de 69.992. São 5.942 ações a mais em relação a 2016.

A quantidade se refere a todos os procedimentos de atendimento à população, não somente às ocorrências. Isto inclui a presença de equipes de prevenção em eventos, serviços técnicos como análises e vistorias, palestras e outras atividades demandadas ao Corpo de Bombeiros Militar. Mas a quantidade de atendimentos a ocorrências também sofreu um aumento significativo. O número de incêndios cresceu de 4.481 para 5.053 ocorrências atendidas, foram 602 a mais em 2017.

A quantidade de atendimentos pré-hospitalares cresceu em 2.728 ocorrências. Em alguns municípios o CBM realiza os atendimentos com a Unidade de Resgate (ambulância) em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em outros somente o CBM atua no socorro de acidentes de trânsito ou mal súbito. O aumento mais expressivo é o de “busca e salvamento” em que foram realizados 1.311 atendimentos em 2016 e no ano seguinte saltou para 5.647 atendimentos, o que representa um número 430% maior.

O crescimento se deve ao aumento da população, ao desenvolvimento do estado, mas principalmente à maior capacidade de resposta da corporação às demandas da sociedade. O aumento da capacidade é decorrente do investimento no número de militares, na qualificação destes e em equipamento, o que amplia a capacidade das unidades já existentes. Além disso, a gestão da instituição tem seguido um plano estratégico desenvolvido para expandir a presença do Corpo de Bombeiros Militar em mais municípios e alcançar um número cada vez maior de mato-grossenses.

Comentários