CIDADES ▸ UFMT

Pesquisadores lançam livro sobre Marcos Referenciais para a Lei Federal do Pantanal

Acontece, na próxima sexta-feira (02), o lançamento do livro “Marcos Referenciais para a Lei Federal do Pantanal e Gestão de Outras Áreas ùmidas”, dos professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cátia Nunes de Cunha e Wolfgang J. Junk, em parceria com a professora Érica Cazarine de Arruda, da Universidade de Cuiabá (Unic). O evento acontecerá no hall do Serviço Social do Comércio (Sesc) Poconé, a partir das 18h, e integra a comemoração do Dia Mundial das Áreas Úmidas.


De acordo com a professora Cátia Nunes da Cunha, uma das organizadoras da obra, a ideia de produzir o livro surgiu a partir das discussões acerca do Projeto de Lei do Senado 750/2011, que dispõe sobre a Política de Gestão e Proteção do Bioma Pantanal. “O Centro de Pesquisa do Pantanal [CPP], através de uma parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações [MCTiC], coordena um projeto para dar embasamento técnico-científico ao Projeto de Lei. Este livro possui uma grande importância, pois contribui com marcos referenciais para política pública das áreas úmidas”, afirma.


A obra, em seus 14 capítulos, reúne informações a respeito do Pantanal mato-grossense e demais áreas úmidas do Estado e foi desenvolvido com apoio do CPP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU). “O livro possui quatro seções, onde são apresentadas as Base Conceituais para uma Política de Uso, Gestão e Proteção das Áreas Úmidas; Aspectos metodológicos para o Inventários de Áreas Úmidas; Marcos Científicos para a Lei do Pantanal e a última seção apresenta conclusões e recomendações”, comenta a professora Erica Cezarine de Arruda.

Comentários