CIDADES ▸ PREVENÇÃO

Secretaria intensifica vacinação contra a Febre Amarela em Poconé

A Prefeitura Municipal de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando a vacinação contra a Febre Amarela na cidade pantaneira.


“A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.”


A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o seguinte cronograma:


– Segunda-feira: PSF Cohab Nova
– Terça-feira: PSF São Benedito
– Quarta-feira: PSF’s Bom Pastor e Santa Tereza
– Quinta-feira: PSF’s Central e Cangas
– Sexta-feira: PSF’s João Godofredo e Chumbo


Após aberta, vacina tem durabilidade de 06 horas e é contra indicada nos seguintes casos:


– Crianças menores de 9 meses de vida
– Pessoas com alergia grave ao ovo ou outro componente da vacina
– Portadores de imunossupressão grave
– Pessoas em uso de corticoide em doses elevadas
– Portadores de doenças: lúpus, artrite reumatoide, doenças de Addison e do Timo (miastenia gravis, timona).


Quem já foi vacinado pelo menos uma vez contra a febre amarela não precisa fazer uma nova visita ao posto de saúde. A avaliação sobre a vacina mostrou que uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da febre amarela. Até alguns anos atrás, a recomendação era de que a vacina fosse renovada de dez em dez anos, mas em 2014 a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou sua orientação quando conclui que o reforço da dose não é necessário para manter a proteção contra a doença.

Comentários