MUNDO ▸ INTERNACIONAL

Senado dos EUA aprova Jerome Powell como próximo presidente do Fed

A maioria do Senado dos Estados Unidos votou nesta terça-feira (23) para confirmar o diretor do Federal Reserve Jerome Powell como o próximo chair do banco central norte-americano, provavelmente garantindo a continuidade da política monetária.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em novembro a escolha de Powell como o novo presidente Fed. Ele substituirá Janet Yellen, cujo mandato termina em fevereiro de 2018.

Powell, de 64 anos, se disse "honrado" pela indicação. Banqueiro de investimentos e diretor do Fed desde 2012, é visto como um centrista e mais aberto à agenda de desregulação do governo Trump. Desde que foi designado por Barack Obama, Powell tem votado com a maioria dos membros do BC dos EUA.

Ele trabalhou como Secretário Adjunto e como Subsecretário do Tesouro durante o mandato do presidente George W. Bush. Antes de ingressar na administração pública, ele trabalhou como advogado e banqueiro em Nova York.

O novo presidente também atuou em conselhos de instituições de caridade e educação, incluindo o Bendheim Center for Finance da Princeton University e The Nature Conservancy de Washington.

Powell nasceu no mês de fevereiro de 1953, em Washington. Ele tem um título de bacharel em política pela Universidade de Princeton, de 1975, e obteve também um diploma de direito da Universidade de Georgetown, em 1979. Enquanto estava em Georgetown, foi editor-chefe do Georgetown Law Journal. É casado e tem três filhos.

Comentários