CIDADES

ATRAÇÃO

09/11/2017 às 13:46:38 Enviar Imprimir
Sesc Pantanal traz para Mato Grosso exposição nacional sobre Teatro de Arena
Para quem procura lazer, diversão e também aperfeiçoamento, nestes meses de novembro e dezembro, o Centro de Atividades do Sesc Pantanal em Poconé, oferece gratuitamente exposição, palestra e oficina teatral com o tema “Teatro de Arena”. A difusão das artes cênicas e a facilitação do acesso à cultura iniciam com as inscrições gratuitas até o dia 15 de novembro para a oficina teatral que abordará a metodologia do Teatro do Oprimido, criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Voltado a estudantes de magistério e educadores, o curso será realizado de 20 a 24 deste mês.

De 23 de novembro a 17 de dezembro, será realizada a exposição “ARENA Conta... O Teatro de Resistência no Brasil (1965 - 1970)”. Uma atração que já passou em diversos estados e agora chega a Mato Grosso. A exposição, uma realização do Sesc em parceria com o Instituto Augusto Boal, apresenta a trajetória de um dos mais conceituados grupos teatrais brasileiros, o Teatro de Arena, fundado em 1953, em São Paulo, relembrando a importância do seu engajamento artístico e político no país.

A mostra conta com sete painéis, repletos de fotografias de artistas, autores e elenco técnico em ação durante os espetáculos “Arena conta Zumbi”, “Arena conta Tiradentes” e “Arena conta Bolívar”, todas peças dirigidas por Augusto Boal. No dia da abertura da exposição (23/11), será realizada uma palestra, às 19h, com Cecilia Boal, esposa do precursor Augusto Boal.

“ARENA Conta... O Teatro de Resistência no Brasil (1965 - 1970)” circula o país para relembrar a importância do Teatro de Arena, sua trajetória, militância, engajamento artístico e político no país. Quem for a exposição também poderá conferir músicas originais de espetáculos da época, além de vídeos e fotos dos acervos do Instituto Augusto Boal e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

O Teatro de Arena – movimento responsável pela renovação e nacionalização do teatro brasileiro. Em seu palco foram apresentados espetáculos de importantes diretores e dramaturgos, como Gianfrancesco Guarnieri. Seu fundador, Augusto Boal, é responsável pela corrente estética ‘Teatro do Oprimido’, que alia teatro e ação social. As ideias de Boal tiveram grande vulto não só em território brasileiro como também mundo afora, onde, até hoje, influenciam produções teatrais e servem de instrumento de emancipação política, de saúde mental e para o sistema prisional. Ainda hoje, o espaço do antigo Teatro Arena em São Paulo, que atualmente leva o nome de Teatro de Arena Eugênio Kusnet, recebe o público para peças de dramaturgos brasileiros e experimentações teatrais. 

SERVIÇO: Exposição “ARENA Conta... O Teatro de Resistência no Brasil (1965 - 1970)”
QUANDO: 23/11 a 17/12/2017
ABERTURA: 23/11 às 19hs - Palestra de Abertura com Cecilia Boal e Vernissage
OFICINA TEATRAL: Tema ‘Teatro do Oprimido’, inscrições gratuitas para pessoas acima de 14 anos até dia 15/11. Aulas de 20 a 24/11.
ONDE: Todas as atrações serão realizadas no Centro de Atividades do Sesc Pantanal em Poconé, localizado na Avenida Generoso Ponce, s/nº, Centro.


COMENTÁRIOS