BEM VINDO / POCONÉ
- MT,
06 DE DEZEMBRO DE 2023 |
| Vamos fiscalizar e ouvir quem vive do rio, afirma Deputado sobre a 3ª Expedição Fluvial pelo Rio Cuiabá |
| VISITAS |
O deputado estadual Wilson Santos disse que a 3ª Expedição Fluvial pelo Rio Cuiabá será realizada entre os dias 9 e 13 de março com o objetivo de atualizar o diagnóstico ambiental do principal curso d’água da região metropolitana e ampliar o diálogo com populações ribeirinhas. Segundo o parlamentar, a mobilização terá dois eixos principais: fiscalização e escuta social. A equipe deverá identificar possíveis irregularidades, como presença de dragas, descarte de resíduos, lançamento de esgoto, desmatamento das margens e pontos de assoreamento. Paralelamente, estão previstas reuniões com pescadores e lideranças comunitárias para levantamento de informações sobre impactos socioeconômicos. A iniciativa conta com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Marinha do Brasil — por meio da Capitania Fluvial de Mato Grosso —, do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de técnicos do Comitê da Bacia Hidrográfica. O trajeto terá início na região da barragem de Manso e seguirá até o Pantanal, passando por Rosário Oeste, Acorizal, Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Poconé, com encerramento em Porto Jofre. Wilson Santos informou ainda que a expedição deverá levantar dados sobre os reflexos da Lei Estadual nº 12.434/2024, conhecida como Lei do Transporte Zero, especialmente quanto à atividade pesqueira nos municípios ribeirinhos. Ao final dos trabalhos, será elaborado um relatório com encaminhamentos aos órgãos competentes e possíveis proposições no âmbito legislativo. |
| Fonte: |
| Notícia Postada em 05/03/2026 as 12:34 |