Instituto abre processo seletivo com vagas para agentes ambientais na cidade de Poconé
Fonte: Da Redação 11/06/2026 ás 10:56:04 88 visualizações

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu processos seletivos com vagas para agentes ambientais.

As oportunidades, destinadas a atividades de prevenção e combate a incêndios florestais e apoio à gestão das áreas protegidas, formarão cadastro de reserva em unidades nas regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Os salários variam entre R$ 1.621,00 e R$ 4.550,00, além de auxílios pagos pelo órgão. Para participar, é necessário ter ensino fundamental completo ou incompleto, dependendo do cargo escolhido.

O edital distribui vagas entre unidades nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso e Pará. Os contratos de trabalho terão duração de até dois anos.

Locais de inscrição e prazos

O prazo para participar termina entre os dias 12 e 16 de junho de 2026, conforme a localidade. Não há cobrança de taxa para os candidatos.

As inscrições devem ser feitas de forma presencial ou por e-mail nos seguintes locais e prazos:

Cachoeiro de Itapemirim (ES): até 12 de junho, na Sede da Floresta Nacional de Pacotuba.

Itamonte (MG): até 12 de junho, na Sede Administrativa do Parque Nacional do Itatiaia ou na Base de Campo Alsene.

Alto Caparaó (MG): até 12 de junho, na Sede Administrativa do Parque Nacional do Caparaó.

Poconé e Cáceres (MT): até 12 de junho, no Escritório do ICMBio em Cáceres ou pelo e-mail [email protected].

Itaituba (PA): até 12 de junho, na sede do ICMBio em Itaituba.

Urubici (SC): até 16 de junho, na sede administrativa do Parque Nacional de São Joaquim.

Como será a seleção

Diferentemente de concursos públicos com provas de múltipla escolha, o método de avaliação muda conforme a unidade de conservação. Em todas as vagas haverá análise do currículo, etapa que conta pontos pelo tempo de serviço e pelos cursos do candidato.

A seleção também terá etapas práticas em algumas regiões:

Alto Caparaó (MG) e Poconé/Cáceres (MT): os candidatos farão Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA). No Mato Grosso, também haverá entrevista.

Urubici (SC): o processo terá Teste de Habilidade Específica (THE), para o preenchimento de formulários e sistemas, além de entrevista.

Itaituba (PA): haverá teste escrito para avaliar a leitura e a escrita dos candidatos.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias