BOCA NO TROMBONE ▸ PANTANAL

A telenovela Pantanal a busca pelo destino

A novela “Pantanal” estreou na TV Globo em 28 de março e desde então vem acumulando índices inteligentes de audiência. A produção é um remake da novela de mesmo nome de 1990, transmitida pela extinta TV Manchete. A adaptação fica a cargo de Bruno Luperi – neto de Benedito Ruy Barbosa, um dos originais.

Mas, além das maiores audiências, a telenovela também está ajudando a gerar interesse em um dos lugares mais bonitos e enigmáticos do Brasil.

No Google, as buscas por termos semelhantes à novela e destino aumentaram particularmente e existem desde janeiro de 2022.

O Pantanal é o maior pantanal do mundo. Possui mais de 230. 000 km², passando pela Bolívia e Paraguai, mas a máxima é no Brasil, com cerca de 150. 000 km².

Como descrito no romance, a posição é caracterizada por um bioma alagado, é mais seco ao ar livre na estação chuvosa. A flora é muito rica: há mais de 250 espécies de peixes, 50 répteis, 650 aves e 80 mamíferos – somando onças

Nem todo mundo é assim, mas o Pantanal é dividido em partes norte e sul. Saiba o que fazer a seguir:

O componente norte fica em Mato Grosso. As fica a 220 km de Cuiabá, a forma de chegar lá é chegar à capital mato-grossense, de avião, ônibus ou carro.

De lá, você tem que ir para a cidade de Poconé, onde começa o Pantanal Norte. Este trecho dura pouco mais de uma hora.

Os turistas podem explorar o domínio da famosa Transpantaneira, a estrada de 145 km que percorre todo o Pantanal.

Antes de reservar passagens aéreas e hospedagem, recomenda-se verificar as estações chuvosas e secas, que são as atividades. No lado norte, as inundações são maiores entre fevereiro e março, mas as águas começam a recuar em até dois meses.

O ecoturismo é o centro das atenções na área, então fazer de barco e ver os jacarés nadarem tranquilamente nos rios, como bandos de pássaros, é um programa muito popular.

Alguns hotéis são especializados em pesca inegável, com funcionários para atender os hóspedes. Também é possível ficar em cabines-hotéis-barcos, com cama e comida incluídas nos pacotes.

A forma de chegar ao Pantanal Sul é por Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Daqui você tem que continuar para Corumbá, conhecida como a capital do Pantanal.

O tempo para perceber as belezas é entre os meses de julho e setembro, quando as chuvas dão uma trégua.

A cavalgada é muito comum nesta seção, assim como safáris fotográficos e holofotes noturnos, que são as táticas mais produtivas para a prática da vida animal.

Para isso, é localizar hotéis e pousadas que estão oferecendo o serviço e ter profissionais que conhecem bem o domínio e podem garantir a proteção dos turistas.

No extremo norte de Mato Grosso, do Pantanal, há um pedaço da Amazônia ainda pouco conhecido pelo turismo de massa, mas tão rico, com muitos espaços verdes e presença abundante de animais.

Como se trata de um trecho quase intacto, ainda não são absolutamente permitidas escalas, mas é possível parar na Reserva Particular do Patrimônio Natural Cristalino (RPPN), onde está localizado um dos hotéis florestais mais conceituados do país, o Cristalino Jungle Lodge.

Nos 11. 000 hectares de área de herbário, algumas visitas e em Cristalino são obrigatórias:

O romance é cheio de histórias de amor, mas o Pantanal é um destino inteligente para os amantes?A menos que o casal seja apaixonado pela natureza, o Pantanal não é a última posição romântica do mundo, mas há uma opção muito próxima, como Bonito (MS).

Fiel ao seu nome, a charmosa cidade é um hotspot para o ecoturismo, com várias atrações à base de plantas. As pessoas são especialmente atraídas por cachoeiras, carros alegóricos, cavernas, rapel, mergulho e muito mais.

Apesar do excesso de visitas, também é imaginável desfrutar em paz com essa pessoa especial. Os hotéis oferecem acomodações românticas e acolhedoras, que se misturam perfeitamente ao ambiente sereno da cidade.

Para um jantar romântico, experimente especialidades de peixe locais, como pintado, pacú e piraputanga, em diversos restaurantes da região. A mais produtiva conhecida é a Casa do João, no centro da cidade.

Existem vários sites onde você pode contratar pacotes completos para sua viagem. Sendo a região do Pantanal Norte um pouco menos conhecida, vale a pena ler os blogs, conhecer todas as ofertas inteligentes sobre o destino e não perder nada.

Comentários