CIDADES ▸ UTI

Cai em 18% o número de internações de pacientes com Covid no estado de Mato Grosso

Nos últimos 20 dias, Mato Grosso vem registrando queda no número de pacientes que necessitam de internação hospitalar para tratamento da Covid-19. Em 27 de março, 2.430 pessoas estavam internadas por conta da doença, já o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta quinta (15) aponta 1.989 hospitalizados. Uma redução de 18,1% das internações. Os dados são acompanhados pelos técnicos do governo e, para a SES, demonstram tendência de queda.

Outro dado estatístico é relacionado à taxa de ocupação, específica para leitos de enfermaria pactuadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em março, a taxa estava em 63% e ontem registrou 57%, com 459 pessoas internadas.

Nos principais hospitais públicos de Cuiabá e Várzea Grande, há vagas nos leitos de enfermaria. Nos principais hospitais públicos de Cuiabá e Várzea Grande, há vagas nos leitos de enfermaria. No Hospital Metropolitano de Várzea Grande, que é gerido pelo Estado, a taxa de ocupação está em 66% e no Hospital Estadual Santa Casa, a porcentagem é de 59%.

Em Várzea Grande, o Pronto-Socorro, gerido pelo município, tem taxa de 0% de ocupação, ou seja, não tem nenhum paciente internado em leito de enfermaria contaminado com Covid-19. Por outro lado, a taxa de ocupação da UTI segue alta, 97,21% e, até ontem, 69 os pacientes graves aguardavam por uma vaga. Esse número já chegou a ser superior a 100.

Desde o início da pandemia, Estado acumula 338.597 casos. Desses, 315.641 se recuperaram. Outros 8.937, contudo, não resistiram e morreram em decorrência da doença. Atualmente, são mais de 14 mil pessoas com o vírus ativo no corpo.

Comentários