ESPORTES ▸ FUTEBOL

CBF propõe calendário 2022 com início de estaduais no fim de janeiro e Séries A e B entre abril e novembro

Em reunião nesta quinta-feira, a CBF apresentou a proposta de calendário para federações estaduais e clubes para o ano de 2022. Os estaduais têm data de início em 26 de janeiro. O Brasileiro da Série A começa dia 10 de abril, o da Série B dia 9 de abril, com términos em 13 e 5 de novembro, respectivamente. A Copa do Brasil será disputada entre 23 de fevereiro e 19 de outubro.

O encontro teve participação de 27 presidentes de federações estaduais e representantes de 40 clubes - 20 da Série A e 20 da Série B.

A reunião foi dirigida pelo presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, com o diretor de competições, Manoel Flores, além de outros dirigentes da CBF. O Flamengo, representado por Luiz Eduardo Baptista, fez proposta de antecipação do calendário em uma semana, com início dos estaduais em 15 de janeiro.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, posteriormente reforçou a intenção do clube. A ideia era diminuir os conflitos com o calendário da seleção brasileira. De acordo com a proposta da CBF, das oito datas Fifa de 2022 - em que a Copa do Mundo será disputada entre outubro (preparação) e novembro (a disputa dos jogos) -, apenas em três delas não vai haver conflito de datas entre jogos de competições nacionais e a Seleção.


O início dos estaduais dia 26 de janeiro, por exemplo, já será realizado na primeira data Fifa do ano.

Alguns representantes de clubes do Nordeste apoiaram a proposta do Flamengo, isto porque evitaria também maior conflito com a Copa do Nordeste, mas, apesar da CBF garantir que estudaria a proposta rubro-negra, dificilmente vai haver mudanças. Algumas federações estaduais também preferiram a proposta da CBF.

Confira resumo da proposta de calendário da CBF para 2022:

Estaduais: início 26/1
Copa do Brasil: 23/2 a 19/10
Série A: 10/4 a 13/11
Série B: 9/4 a 5/11

Comentários