BOCA NO TROMBONE ▸ PAISAGEM

O incrível Pantanal em nosso Mato Grosso

O Pantanal está na moda, e isso também é resultado do grande sucesso que a novela Pantanal (remake da produção feita pela extinta TV Manchete) vem fazendo na Rede Globo, em horário nobre de televisão. A história, que leva o nome deste riquíssimo bioma, tem a grande maioria das suas cenas gravadas no próprio Pantanal, o que gera um encanto especial nos espectadores. No entanto, diferentemente da trama, os belos cenários ali mostrados são reais e merecem entrar no roteiro dos viajantes brasileiros que amam a natureza.

Considerado como uma Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o Pantanal é a maior planície inundável do planeta, com uma área de 230 mil km². E como água é vida, a biodiversidade por lá é extremamente rica, contando com mais de 230 espécies de peixes, 650 de aves, 80 de mamíferos e 50 de répteis.

Por esses e tantos outros motivos, o Pantanal vem ganhando popularidade e tende a receber cada vez mais visitantes, não só do Brasil, mas de todo o mundo. Afinal, já pensou fazer um verdadeiro safári e tirar belas fotos? (Com sorte, uma delas será da célebre onça-pintada). Conheça três hospedagens de ecoturismo para se aventurar no Pantanal. (Colaborou Sergio Torqueti)

ARARAS ECO LODGE

Localizado dentro da área do Pantanal, em Poconé, fica o Araras Eco Lodge. Na pousada é possível encontrar piscina, loja de presentes e terraço com redes. Além disso, os passeios são inclusos na hospedagem e contemplam trilhas a pé, safári fotográfico, passeios a cavalo, atividades de canoagem e excursões noturnas. Nos quartos, a decoração rústica, com móveis de madeira escura, combina perfeitamente com o ambiente. E para os amantes da gastronomia, o restaurante serve uma variedade de pratos regionais, além de um buffet de café da manhã diário.

POUSADA DO RIO MUTUM

Um ambiente de muita tranquilidade e lazer é o que promete a Pousada do Rio Mutum. Para os hóspedes, a companhia de animais nativos que transitam livremente pelo local é uma atração à parte. Além disso, este chalé ecológico oferece excursões pela floresta e safáris no centro do Pantanal. Internamente, os quartos contam com terraço privativo com rede e belos móveis rústicos, e também são equipados com ar-condicionado, frigobar e TV. Para a alimentação, o restaurante serve pratos internacionais com ingredientes locais, enquanto o bar oferece coquetéis e sucos naturais.

REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN

Localizado em uma fazenda de gado, a Estância Caiman é um incrível refúgio ecológico e conta com 53 mil hectares, no município de Miranda. No local, destaque para as atividades incríveis que são oferecidas com o acompanhamento de guias especializados para a melhor experiência pantaneira dos hóspedes. Entre os passeios estão safári, canoa canadense, cavalgada e o memorável “onçafari”, que acompanha a movimentação das onças-pintadas que vivem neste refúgio – o seu habitat natural.

Comentários