POLÍCIA ▸ OPERAÇÃO

Polícia Civil e Sema fecham garimpo por degradação em Poconé

Uma operação conjunta com objetivo de checar denúncias de desmatamento ilegal na área de uma mineradora e de um garimpo no município de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá) foi deflagrada, na segunda-feira (26), pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) com apoio da Delegacia de Poconé, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Quatro pessoas que estavam atuando com desmatamento e extração ilegal de ouro responderão por crime ambiental. A ação resultou ainda no fechamento de um garimpo da região.

A operação denominada “Guardiões do Pantanal” foi deflagrada após denúncia de degradação ambiental recebida pela Dema em uma mineradora e em um garimpo ilegal na região do município de Poconé. Com base nas denúncias, 12 agentes entre policiais civis e servidores da Sema e Politec fiscalizaram a região, não sendo confirmada a denúncia de desmatamento em relação à mineradora.

Em diligências na área de garimpo, após perícia, foi constatado o desmatamento e a extração ilegal de ouro no local, sendo encontrados maquinários que estavam sendo utilizados para a degradação do meio ambiente.

No local, foram apreendidos dois motores estacionários e uma escavadeira hidráulica. Outros dois motores estacionários utilizados para extração do ouro foram destruídos em razão da dificuldade de retirada de dentro da área de escavação. O garimpo foi embargado e fechado pelas equipes responsáveis pela operação.

Quatro funcionários que estavam no local foram conduzidos à Delegacia de Poconé, onde assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime ambiental. As investigações seguem em andamento e o responsável pelo garimpo e outros envolvidos responderão em inquérito policial pela prática do crime.

A Delegada, Liliane Murata, afirma que essa é rotina da DEMA e que sim a DEMA atuará dentro de sua competência no combate aos ilicitos ambientais com foco na colaboração e preservação bioma pantaneiro matorgrossense.

Galeria de Fotos

Todos os Direitos reservados a Poconet Notícias.

Comentários