POLÍCIA ▸ OPERAÇÃO PF

Policia Federal faz ação contra grupo por garimpo ilegal em MT, DF e mais 8 estados

APolícia Federal deflagrou nesta terça (28) a operação Lavagem de Ouro e cumpre mandados para coibir a lavagem de dinheiro por parte de organização com atuação na extração e comércio ilegais de ouro. Estão sendo cumpridos 13 ordens judiciais em Mato Grosso. Sendo nove na Capital, dois em Pontes e Lacerda, um em Matupá e um em Terra Nova do Norte.

Agentes estão em mais oito estados (São Paulo, Goiás, Pará, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rondônia) e no distrito federal.

De acordo com informações da Polícia Federal, foram expedidos 52 mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal em São Paulo, para endereços relacionados aos líderes do grupo investigado e aos principais intermediários atuantes na lavagem de ativos. A Justiça Federal determinou o bloqueio de contas de 40 investigados, no valor de até R$ 614 milhões.

Ação conta com a participação de 208 policiais federais e 14 auditores da Receita Federal. Foram aprendidos, até o momento, aparelhos de telefonia móvel e computadores dos investigados, documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro, além de ouro em diversos endereços.

Conforme a PF, a operação é feita em parceria entre a Polícia Federal em São Paulo e a PF na Paraíba. Os investigados devem responder por estelionato, falsidade ideológica, receptação qualificada, crimes contra a ordem tributária, crimes contra a ordem econômica e também promoção e financiamento de organização criminosa. (Com Assessoria)

Comentários