CIDADES ▸ CAMPANHA

Semana de Combate a Depressão e ao Suicídio é lançada em Poconé

Com o objetivo de informar e conscientizar a sociedade sobre o tema, foi lançada na manhã desta segunda-feira (17/02), na Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab Nova, a Semana de Combate a Depressão e ao Suicídio em Poconé (104 km de Cuiabá-MT).

A ação é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Especialidades Médicas, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), e conta com diversos outros parceiros.

Durante a semana, as equipes das unidades de saúde, do Caps, do CEM e do Cras, irão visitar os bairros da cidade e também o meio rural, entregando panfletos orientativos com explicações de como identificar os possíveis sinais da depressão, principal potencializador do suicídio, bem como, informando os meios e locais para as pessoas que precisem de ajuda.

Os agentes comunitários de saúde também recebem orientações de como agir diante de situações extremas, bem como, as atitudes a serem tomadas para evitar o suicídio, pois, nos últimos meses, os casos têm aumentado no estado e no próprio município vem surgindo tais ocorrências.

A campanha encerrará no final da tarde da próxima sexta-feira (21/02) com a realização da “Caminhada pela Vida” onde haverá uma grande concentração no Trevo de Entrada da Cidade de onde os participantes sairão e percorrerão a avenida Aníbal de Toledo.

Atendimento adulto em Poconé
- Centro de Atenção Psicossocial (Caps) na rua 13 de Junho, centro;
- Centro de Especialidades Médicas (Cem) na rua Cuiabá, no bairro Jurumirim;
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192;
- Polícia Militar pelo número (65) 3345 – 1456;
- Pronto Atendimento Médico (PAM) na avenida Dom Aquino, ao lado do Hospital Geral de Poconé.

Centro de Valorização da Vida (CVV)
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188, email e chat 24 horas todos os dias.

Comentários