CIDADES ▸ SOCORRO

Trabalhador na cidade de Poconé é socorrido de helicóptero após acidente

O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC recebeu na quarta-feira (22), um paciente advindo do município de Poconé (distante a 117 km da capital, Cuiabá), que foi transportado de helicóptero até o heliponto do HMC, após sofrer um acidente ao cortar uma árvore com mais de dez metros de altura.

“O galho da árvore caiu e acertou minha face. Fiquei caído por um tempo e depois consegui pedir ajuda. Foi então que me levaram à unidade de saúde, que acionou o Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER para realizar o transporte aéreo até o Hospital Municipal de Cuiabá”, disse o trabalhador braçal, Luis Bueno, de 47 anos.

Segundo a responsável técnica do setor de urgência e emergência do HMC, Lucimar Cerqueira, o paciente foi acolhido com hematomas e escoriações na região da face. “Ele foi medicado, fez exames de imagens e laboratoriais e passou por avaliação da neurologia e do bucomaxilo”, revelou.

Paulo Rós, diretor-geral do HMC, informou que o heliponto foi criado na gestão Emanuel Pinheiro, com o objetivo de garantir maior agilidade na condução de pacientes que estão em locais de difícil acesso e em estado grave até o hospital.

“O HMC é referência na qualidade e humanização dos serviços. A unidade recebe alta demanda de pessoas de outros municípios, que buscam por atendimento. Em média, 40% dos atendimentos são de pacientes advindos de outras cidades do interior do estado”, ressaltou o diretor.

O HMC é o maior e mais moderno hospital público de Mato Grosso e o único com heliponto. O setor de urgência e emergência da unidade atendeu entre os meses de janeiro a junho deste ano mais de 15 mil pacientes.

Comentários