POLÍTICA ▸ SAÚDE

Vereador Walney Rosa defende a criação da Central de Hemodiálise na cidade de Poconé

O vereador Walney Rosa (DEM) defende a criação da Central de Hemodiálise no município de Poconé (100 km de Cuiabá). Na última sessão ordinária na Câmara dos Vereadores, foi aprovada por unanimidade uma INDICAÇÃO que tratava sobre o assunto.

A cidade de Poconé é desprovida de Unidade Ambulatorial de Hemodiálise e os pacientes renais, que necessitam de terapia renal substitutiva, são obrigados a se deslocarem até Cuiabá, uma distância de cerca de 100 km, para fazer a diálise, pelo menos três vezes por semana. O vereador ouviu pacientes e seus familiares e por isso defende que a implantação da unidade ambulatorial no município trará mais dignidade aos pacientes que necessitam da terapia renal substitutiva.

O deslocamento para fazer tratamento é outro sofrimento imposto ao paciente renal. “Sabemos que temos muitos desafios pela frente nesta questão, temos que fazer a descentralização da alta complexidade e será uma luta enorme para realmente sair do papel. Somente com parcerias, união de esforços, iremos vencer essa batalha”, disse o parlamentar.

Comentários